top of page

"Discutir experiências positivas leva a um aumento do bem-estar, aumento da satisfação geral da vida e melhora o nível de energia"

Nathaniel Lambert

Flores brancas
Blog: Quote
Blog: Blog2

Autoestima Abalada? Saiba o Que Fazer Para Melhorar!

  • Foto do escritor: Psicóloga Andréia Marinho
    Psicóloga Andréia Marinho
  • 19 de mar. de 2019
  • 5 min de leitura


Autoestima é uma avaliação que a pessoa faz de si, sua capacidade de se estimar, de se gostar.


Decidi fazer este post com base na frequência que recebo de pessoas em meu consultório com sua autoestima abalada. Pessoas que enfrentam dificuldades para reconhecer suas qualidades, realizações e progressos. Com seus pensamentos anuviados de tal modo, que sequer conseguem reconhecer seus méritos. É como se tudo o que fizesse estivesse errado ou fosse mera obrigação. Problemas com a aparência pessoal também são muito comuns.


A autoestima é formada ao longo da vida, nas experiências vivenciadas e o significado dado a cada uma delas. No ambiente familiar, no contato com o outro, nas vivências acadêmicas e sociais. De modo geral, no significado que atribui-se a cada experiência, na interpretação subjetiva e particular de cada um. Podemos dizer que é nesta trama de significados que a autoestima se estabelece.


Se você está com sua autoestima baixa, este post é para você! Abaixo você encontrará alguns recursos capazes de elevar sua autoestima.

Depositar as expectativas nas outras pessoas


Quando depositamos nos outros expectativas que podem não se cumprir, fruto de nossos pensamentos e não da realidade em si é como se entregássemos a "roleta da sorte" de nossa vida nas mãos de outra pessoa. Retiramos o controle que temos de nós e deixamos ao acaso. Essa é uma atitude muito perigosa, já que nem sempre, ou na maioria das vezes, as pessoas não fazem o que esperamos ou queremos. Isso ocorre porque cada pessoa tem uma maneira própria de interpretar as situações e também, reagir à elas.

A melhor forma de descrever esta situação é a seguinte: Imagine que você mora em um local afastado da cidade e precisa atravessar de um lugar ao outro para buscar alimentos e demais coisas para garantir seu bem estar. O único caminho é uma ponte. A ponte é o que você tem nas mãos e está sob seu controle, é algo real, no aqui agora. E o melhor, é sua! Você é o único dono dela.

Agora imagine que você pega este seu patrimônio, construído para durar a vida inteira, ainda que de vez em quando precisasse de um reparo ou outro, e você entrega para outra pessoa administrar. Consegue enxergar que é um grande risco?

E se? Não havendo os cuidados necessários certo dia esta ponte não resistisse e caísse?Você certamente sucumbiria!

Semelhantemente acontece quando deixamos nossa felicidade nas mãos de outras pessoas.

"Estou assim porque ele não fez o que eu queria"

"Estou muito triste porque ela não me ama"

"Me sinto incompetente devido aquela crítica"

"Sou numa pessoa ruim mesmo! Bem que ele falou"

"Poderia ter me elogiado, se não fez é porque estou feia"

"Ninguém me olha! Nunca terei um relacionamento sério!"


"As pessoas que querem mais aprovação conseguem menos, e as que precisam de menos aprovação conseguem mais.”

Wayne Dyer

Sua vida, suas escolhas! Assumir a responsabilidade por si, por suas escolhas, seus sentimentos, pode não ser fácil, mas é possível. Seja o autor de sua história e defina quem você é. Não aceite que ninguém diga o contrário.


Não Se Compare à Outras Pessoas


Este é um erro muito comum que pode lentamente degenerar a autoestima de uma pessoa. Querer ser extrovertido como aquele amigo, ou mesmo ter os cabelos daquela amiga, ser inteligente como aquele colega de trabalho, ser mais magro como ele, mais alta como ela... Definitivamente, este é um dos caminhos que leva ao rebaixamento da autoestima.

É importante aprender a valorizar suas especificidades. Cada ser é único! Estudos revelam que nem mesmo gêmeos considerados idênticos são realmente iguais. Cada um tem suas próprias digitais por exemplo, e no que tange à personalidade então, nem se fala!


"É um ser único e individual, incomparável, que nunca foi antes, que nunca mais voltará a ser, só você o tem. Celebre-o!"

Osho

Reconheça seus méritos


Quando fizer algo, faça para você, faça por você! Decidiu se arrumar, não espere elogio das outras pessoas, se elogie! Tirou uma nota boa no curso? Elogie-se!

Executou bem uma tarefa, não espere o reconhecimento de seu gestor, reconheça a si mesmo! Faça isto se possível, olhando em seus olhos e não deixe de registrar em um caderno. Esta atitude reafirma internamente o que você fez, elevando assim, sua autoestima. Lembre-se:

"Somos aquilo que acreditamos ser".

Antônio Edgar de Sousa Lima


Sendo assim, precisamos usar nossos pensamentos à nosso favor. Precisamos criar novos pensamentos. No início pode ser difícil, mas com a prática se torna cada vez mais rotineiro e real.


Seja Seletivo


"Você é a média das cinco pessoas com quem mais convive".

Jim Rohm

Somos seres no mundo com os outros, capazes de influenciar e sermos influenciados. Analise seu ambiente e perceba qual sua posição nos relacionamentos. É um ser em desenvolvimento ativo ou passivo?

É muito provável que já tenha se percebido emitindo uma opinião como se fosse sua e no momento seguinte percebeu que apenas a replicou. Este simples exemplo nos revela a influência frequente em nossas vidas.

É provável que se você estiver cercado de pessoas que reclamam de si, da vida e dos outros você também o faça. Desse modo, está treinando sua mente para ser negativa e enxergar as coisas de modo negativo, inclusive você mesmo! Lembre-se do trocadilho: "Me diga com quem andas que lhe direi quem és".

Não devemos abandonar nossas amizades ou familiares, mas o afastamento pode ser saudável enquanto prepara sua mente para lidar com estas pessoas mais negativas. Passe a ser um influenciador.

Aceite Seus Erros E Aprenda Com Eles


Todos nós estamos sujeitos a cometer erros, porém com a concorrência cada vez mais elevada, tendemos a nos cobrar resultados cada vez melhores. Não há nada de errado nisto, cada pessoa pode descobrir e praticar sua melhor versão. O problema é quando começarmos a acreditar que cometer um erro é igual a ser ruim, incompetente, ineficiente, um fracasso! Quando perdemos nossas forçar, chegamos ao esgotamento ou mesmo a manifestação de um transtorno de ansiedade ou depressivo.

Sim! A baixa autoestima pode gerar depressão e ansiedade!

Já ouvi vários relatos e inclusive vivenciei a ocorrência de cometer UM erro e me entristecer por isso. Enquanto estava recebendo aquele maravilhoso "feedback", pedi desculpa e o que ouvi da minha "gestora" foi, que ela não queria desculpas e sim mudança de comportamento!

Experiências como esta são capazes em questão de segundos de derrubar todas as suas crenças de capacidade e eficiência construídas por um longo período de tempo.

Passei muito tempo me sentindo culpada e ineficiente até que descobri que o erro que ela cometeu foi ainda pior que o meu, pois como gestora deveria cuidar do maior capital que tinha. O capital humano. Ela poderia ter gestão de todos os processos, mas claramente não tinha gestão de pessoas.

Aceite seus erros e aprenda com eles. Cultive pensamentos que motivam o melhor de você! Pessoas motivadas tendem a entregar melhores resultados.


"Eu não falhei. Apenas descobri 10 mil maneiras que não funcionam".

Thomas Edison





 
 
 

1 комментарий


vanessa2541
20 мар. 2019 г.

Resumindo: Ai de nós se não nos valorizarmos. Adorei o post. Me abriu os olhos para alguns erros.😍

Лайк
bottom of page